Neuro-Ortopedia Pediátrica
A Neuro-ortopedia Pediátrica trata das Doenças, Lesões e Distúrbios Neuromotores, que afetam o Sistema Nervoso Central e ou Periférico da criança e do adolescente, provocando como conseqüência o comprometimento da anatomia e função do aparelho locomotor, ou seja, dos ossos, músculos e articulações. As causas são as mais diversas: genéticas, anóxicas, químicas, infecciosas, traumáticas, tumorais; podendo ocorrer antes, durante ou após o nascimento. Trata de problemas como:
- Paralisia Cerebral, a mais freqüente nos dias de hoje;
- Defeitos do Fechamento do Tubo Neural (Mielomeningocele);
- Artrogripose;
- Distrofias Musculares;
- Atrofia Muscular Espinhal;
- Miopatias Congênitas;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Traumatismo Cranio-encefalico (TCE);
- Traumatismo Raqui-medular (TRM);
- E várias Síndromes de comprometimento neuromotor.
Os problemas Neuro-ortopédicos são, hoje em dia, a maior causa de distúrbios crônicos do Aparelho Locomotor, em crianças e adolescentes.
Por causa das manifestações, muitas vezes, precoces, da disfunção motora, frequentemente o Ortopedista Pediátrico é o primeiro a ser consultado. A experiência e o conhecimento dessas patologias, são fundamentais para o diagnóstico precoce e encaminhamento correto, já que essas patologias exigem abordagem multidisciplinar, envolvendo todas as áreas médicas e terapêuticas envolvidas especificamente com esses pacientes.