Dr. Sizinio Kanan Hebert - Ortopedia e Neuro-Ortopedia Pediátrica - Crianças e Adolescentes - Clínica e Cirurgia dos Ossos - Músculos - Articulações - Doutor - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Notícias

Em breve estará sendo lançado o livro PARALISIA CEREBRAL - Tratamento Ortopédico das Deformidades Osteoarticulares, de autoria do Dr Sizinio Hebert. Mais detalhes de como adquirir, assim que estiver à venda.

Em breve estará sendo lançado o livro PARALISIA CEREBRAL - Tratamento Ortopédico das Deformidades Osteoarticulares, de autoria do Dr Sizinio Hebert

Dr Sizinio irá proferir Curso sobre “Tratamento Ortopédico das Deformidades Articulares na Paralisia Cerebral”, durante o Curso Bobath para Fisioterapeutas Neurofuncionais, na cidade de Cuiabá, MT.

Dr Sizinio proferiu Palestra sobre “Tratamento Preventivo da Luxação do Quadril na Paralisia Cerebral“ durante o 6º Encontro dos Médicos, Fisioterapeutas e Ex-Residentes de Ortopedia da Santa Casa de Porto Alegre.

Breaking News on the 2021 AACPDM Annual Meeting

Breaking News on the 2021 AACPDM Annual Meeting

Postado no Facebook por Dr Osvandre Lech em 08/12/2020

*OS 25 ANOS DE “SIZÍNIO” *

*Sizínio Hebert* (POA, hoje Floripa) era membro da CET-SBOT no início dos anos 90 e percebia o preparo teórico inadequado dos candidatos ao TEOT devido à quase inexistência de bibliografia ortopédica nacional. Ao sair da CET resolveu contribuir e fazer a diferença.

Em parceria com *Renato Xavier* (Pelotas) escreveu o *“ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS “*, com aceitação imediata da CET, Serviços e, principalmente dos ortopedistas brasileiros. Com alegria, contribui com 02 capítulos, uma façanha para mim, então iniciando a caminhada científica.

A segunda edição veio em seguida, agora com *Arlindo Pardini* (BH) e *Tarcísio Barros Fo* (SAO) como co-autores.

O livro chega em 2020 já na quinta edição e se transformou num dos patrimônios científicos da ortopedia nacional.

Estou feliz por ter contribuído ao longo destas edições. Parabéns aos *25 ANOS DE “ SIZÍNIO” ...!!!*

Dr. Sizinio Hebert neuro-ortopedia pediátrica porto alegre

Paralisia cerebral na infância com Dr. Sizinio Hebert: Aspectos da neuro-ortopedia pediátrica - Dia 03/12/2020 às 19:00 horas

INSCREVA-SE: https://www.even3.com.br/pcnicdshadnp2020/

Paralisia cerebral na infância com Dr. Sizinio Hebert: Aspectos da neuro-ortopedia pediátrica - Dia 03/12/2020 às 19:00 horas

Aula para a "Liga de Ortopedia da Faculdade de Medicina de Passo Fundo".
Ortopedia Pediátrica - Deformidades comuns dos membros inferiores. Dia 05/11/2020 às 19:00 horas.

Mais informações: https://www.even3.com.br/opdcdmi2020/

Aula para a Liga de Ortopedia da Faculdade de Medicina de Passo Fundo. Ortopedia Pediátrica - Deformidades comuns dos membros inferiores. Dia 05/11/2020 às 19:00 horas.

Aula para a Liga de Ortopedia da Faculdade de Medicina de Passo Fundo. Ortopedia Pediátrica - Deformidades comuns dos membros inferiores. Dia 05/11/2020 às 19:00 horas.

Aula para a Liga de Ortopedia da Faculdade de Medicina de Passo Fundo. Ortopedia Pediátrica - Deformidades comuns dos membros inferiores. Dia 05/11/2020 às 19:00 horas.

Curso Neuro-Ortopedia Pediátrica 2020

PARALISIA CEREBRAL - Dr. Sizinio proferiu Palestras e Cursos sobre Neuro-Ortopedia Pediátrica em três Faculdades de Fisioterapia das Universidades de Boa Vista(Roraima), nos dias 10 e 11 de Setembro de 2019, e Manaus (Amazonas), nos dias 12, 13, 14 e 15 de Setembro de 2019, tendo como temas principais Mielomeningocele, Artrogripose e PARALISIA CEREBRAL.

Paediatric e Neonatal Pain

NEURO ORTOPEDIA PEDIÁTRICA - Dr Sizinio proferiu Curso de 16 horas sobre Tratamento Ortopédico da Síndrome de DOWN, da MIELOMENINGOCELE, da ARTROGRIPOSE, e da PARALISIA CEREBRAL, durante o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Infantil e Estimulação Precoce, em Recife, Pernambuco dias 20 e 21/7/2019

Dr. Sizinio proferiu palestra é participou de mesa redonda sobre “Paralisia Cerebral, a Espasticidade, abordagem Neurortopédica” durante o I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina, organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), dias 01 e 03/06/2019.

Dr. Sizinio proferiu palestra e participou de mesa redonda sobre Paralisia Cerebral a espasticidade, abordagem neuro-ortopédica no I Meeting de Fisioterapia de Santa Catarina promovido pela ABRAFIM (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional)

Dr. Sizinio é convidado pela Editora Chefe, Elaine Boyle, para publicar artigo na revista “Paediatric & Neonatal Pain”.

Paediatric e Neonatal Pain

Paralisia Cerebral: Dr. Sizinio proferiu Curso Teórico Pratico de oito horas sobre Tratamento Neuro-Ortopedico da Paralisia Cerebral, nos dias 08/12/18 e 15/12/18 no Curso de Pós graduação no Método Bobath de reabilitação Neurofuncional.

Dr Sizinio irá proferir o CURSO DE ORTOPEDIA E NEURO-ORTOPEDIA PEDIÁTRICA nos dias 10 e 11 de Novembro de 2018. O curso será na Clínica FisioSupera em Brasília/DF, Brasil.

ORTOPEDIA E NEURORTOPDIA PEDIÁTRICA, Dr Sizinio irá proferir "CURSO DE ORTOPEDIA E NEURORTOPEDIA PEDIÁTRICA", nos dias 18 e 19/8/2018, na cidade de Dourados, MT.

PARALISIA CEREBRAL, Dr Sizinio proferiu "CURSO SOBRE O TRATAMENTO ORTOPÉDICO NA PARALISIA CEREBRAL", dia 23/6/2018, durante o Curso de Pós-graduação no Método Bobath de Reabilitação Neurofuncional", promovido pela CENEFFI.

Dr Sizinio proferiu Palestra sobre "Evolução Ortopédica da Criança e o uso do calçado", durante o "Xº Simpósio Brasileiro de Biomecânica do Calçado" e "Iº Workshop de Tecnologia e Inovação do Calçado" no dia 25.4.2018.

PARALISIA CEREBRAL, Dr Sizinio proferiu "CURSO SOBRE TRATAMENTO ORTOPÉDICO NA PARALISIA CEREBRAL", dia 24/4/2018, durante o Curso de Pós- graduação no Método Bobath Bebê, promovido pela CENEFFI.

Depoimento do Fisioterapeuta André Russo - PARALISIA CEREBRAL: Após palestrar sobre Paralisia Cerebral em Manaus, Amazonas, no Conselho Regional de Medicina do Amazonas; na Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas; e Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas, e participar de Mesa Redonda sobre o tema na Faculdade de Fisioterapia, Dr. Sizinio tomou conhecimento, pelas redes sociais, desse depoimento do Prof. André Russo:

Paralisia Cerebral
ortopedia

PARALISIA CEREBRAL - Dr Sizinio proferiu o Curso Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral como um dos módulos do Curso de Pós-graduação no Método Bobath de Reabilitação Neurofuncional em Chapecó, SC, promovido pelo CEASC, em 31/3/2017.

PARALISIA CEREBRAL - Dr Sizinio irá proferir o Curso Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral no módulo correspondente do Curso de Pós-graduação no Método Bobath de Reabilitação Neurofuncional, no Centro Vitória, Curitiba, Paraná em Novembro de 2017.

PARALISIA CEREBRAL - Dr Sizinio irá proferir o Curso Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral no módulo correspondente do Curso de Pós-graduação no Método Bobath de Reabilitação Neurofuncional do CENEFFI em Porto Alegre, RS, em 02/12/2017.

Ao Dr. Sizinio Kanan Hebert o reconhecimento e a homenagem da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul por seus relevantes serviços prestados à criança do nosso estado. Porto Alegre, 26 de Outubro de 2016

Ao Dr. Sizinio Kanan Hebert o reconhecimento e a homenagem da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul por seus relevantes serviços prestados à criança do nosso estado.

Porto Alegre, 26 de Outubro de 2016

PARALISIA CEREBRAL - Dr. Sizínio proferiu Curso "Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral" em 03/12/2016 no 29º Curso de Pós-Graduação sobre o método Bobath de Reabilitação Neurofuncional promovido pelo CENEFFI.

Assista abaixo este video sobre o livro Ortopedia e Traumatologia - Princípios e Prática - 5ª Edição. Lançado em 18/11/2016, durante o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em Belo Horizonte, MG.

Dr. Sizinio foi convidado a participar como membro da ABPC (Academia Brasileira de Paralisia Cerebral)

Profissionais participam de palestra com especialista em PARALISIA CEREBRAL

O médico de Porto Alegre Sizínio Hebert esteve na APAE para falar sobre a paralisia

Lajeado – A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) busca além de inserir as pessoas com deficiência em atividades e programações, também instrumentalizar e dar formações aos profissionais da entidade. Na noite dessa segunda-feira (22) colaboradores da área da educação e saúde da APAE de Lajeado e outras entidades estiveram no salão de eventos para saber mais sobre a paralisia cerebral, com o médico especialista em ortopedia e neuro-ortopedia pediátrica de Porto Alegre Sizínio Hebert.

De acordo com o médico, a paralisia cerebral tem aumentado muito no mundo inteiro, com uma incidência cada vez maior, sendo conhecida como o resultado de uma lesão cerebral que acontece antes, na hora ou logo depois do parto. “Essa lesão traz uma série de problemas clínicos, mas basicamente de movimento, equilíbrio e deformidade das articulações”, diz.

Algumas crianças têm lesões tão graves que não conseguem nem andar e outras com uma lesão menor que com a fisioterapia ou auxilio médico como órteses ortopédicas conseguem caminhar com andador, bengala ou até sem nenhum tipo de acessório. “E esse é um dos trabalhos das APAEs, que buscam fazer com que as pessoas sejam felizes, não sintam dor e consigam ter a independência de se movimentar, ter sua profissão e fazer suas coisas normais”, destaca o médico.

Hebert faz parte da Academia Americana de Paralisia Cerebral e afirma que nos congressos anuais, que ocorrem cada vez em uma cidade diferente dos Estados Unidos, estão sempre se atualizando e trocando informações sobre novidades na área da paralisia.

Apaixonado pela área de atuação

Foi no sexto ano da faculdade de medicina ao participar de uma Conferência com um professor do Hospital de Clínicas de São Paulo que achou incrível e fantástico o trabalho realizado com a paralisia cerebral. Hebert fez concurso para fazer residência em SP e foi aprovado. “Fiz residência e especialização no grupo de tratamento da paralisia cerebral e de 1973 para cá abracei a causa, tratando basicamente da paralisia cerebral e das crianças com problemas ortopédicos”.

A maior alegria do médico é ver um paciente se recuperando e conseguindo caminhar. “Mas sei que sozinho não faço nada. Sem a reabilitação ou sem órteses, cadeiras especiais e a parceria em conjunto de outros profissionais, não consigo ajudar os pacientes”. Segundo o médico mesmo que faça a melhor cirurgia, uma boa reabilitação é necessária. “Esse encontro é importante para trocarmos ideias e para que os profissionais também saibam quando a criança precisa ser atendida e o tempo adequado com um tratamento correto”, diz.

Clique aqui e leia o e-mail de agradecimento enviado pela APAE de Lajeado.

Dr. Sizinio Hebert foi convidado para abrilhantar o Curso de Pós Graduação Interdisciplinar em Síndrome de Down em Belo Horizonte/MG.
Clique aqui e leia o convite recebido.

Sizinio Hebert receberá homenagem da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

Sizinio Hebert receberá homenagem da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

DATA: 26/10/2016

LOCAL: Auditório da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

The '37th SICOT Orthopaedic World Congress

Será lançado no Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT 2016), o livro Ortopedia e Traumatologia - Princípios e Prática - 5ª Edição. Novidades em breve!

Ortopedia e Traumatologia - Princípios e Prática - 5ª Edição

Apresentar a 5ª edição do livro Ortopedia e traumatologia: princípios e prática é uma tarefa que me deixa muito honrado. A reconhecida qualidade científica dessa obra, avaliada pelo grande sucesso das edições anteriores, sem dúvida se repetirá de uma forma mais expressiva nesta 5ª edição que foi revisada e atualizada por colaboradores que representam o melhor da ortopedia brasileira.

O livro Ortopedia e traumatologia: princípios e prática é referência para a formação de jovens especialistas e consulta obrigatória na prática diária de todos os ortopedistas e traumatologistas. Os organizadores da obra, Drs. Sizínio Hebert, Tarcísio de Barros Filho, Arlindo Pardini e Renato Xavier e os coordenadores de seção, Dr. Anastácio Kotzias e o Dr. Jorge Tramontini, organizaram de forma muito didática todos os capítulos. Os mais de 200 colaboradores representam as principais escolas médicas do país, centros renomados de formação de especialistas em ortopedia e traumatologia e também as sociedades de especialidade.

Como colaborador da obra e como presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, gostaria de parabenizar os organizadores e a ortopedia brasileira por mais este excelente instrumento de educação.

Dr. Luiz Antônio Munhoz da Cunha
Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Dr. Sizinio irá proferir CURSO – ASPECTOS E PROPEDEUTICAS ORTOPÉDICAS EM SINDROME DE DOWN, no Curso de Pós-graduação Interdisciplinar em Síndrome de Down de Belo Horizonte, Coordenado pela Faculdade INESP, durante o dia 01/4/2017, MG.
Dr. Sizinio irá proferir CURSO – TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL, no V Curso de Especialização no Método Neuroevolutivo Bobath Básico, Coordenado pelo CEASC, no dia 31/3/2017, Chapecó, SC.
Dr. Sizinio irá proferir CURSO – ORTOPEDIA PEDIÁTRICA E HEBIÁTRICA, no Curso de Pós-graduação Lato Sensu da UNESC, Especialização em FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDICA, DIAS 30/9 e 01/10/2016, Criciuma, SC.
Dr. Sizinio irá proferir PALESTRA – PARALISIA CEREBRAL, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que acontece de 21 a 28/8/2016, Coordenado pela APAE de Lajeado.
Dr. Sizinio irá participar do XII CONGRESSO CATARINENSE DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA, dias 26 e 27/8/2016.
Dr. Sizinio irá proferir CURSO – TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL, no XXVIII Curso de Especialização no Método Neuroevolutivo Bobath, Coordenado pelo CENEFFI, dia 23/7/2016.
Dr. Sizinio Participou da MESA REDONDA TRATAMENTO DE FRATURAS NA INFÂNCIA, durante o XCongresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia, 18/6/2016.
Dr. Sizinio COORDENOU O MÓDULO SOBRE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA no X Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia e II Jornada Gaúcha da ABRAFITO de 16 a 18/6/2016.
Dr. Sizinio Proferiu PALESTRA – DEFORMIDADES DO QUADRIL NA PARALISIA CEREBRAL, durante o X Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia, 16/6/2016.
Dr Sizinio participou do 69º Annual meeteing da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Doenças do Desenvolvimento na cidade de Austin, EUA, como Membro Correspondente, no mês de Outubro de 2015. Como acontece anualmente, novas técnicas de diagnóstico, tratamento e reabilitação são discutidas e apresentadas pelos integrantes de Academia, professores credenciados e reconhecidos em todos os países do mundo como cientistas estudiosos e pesquisadores na área do atendimento em Neuro-Ortopedia Pediátrica.
O AACPDM 70º Annual Meeting será realizado esse ano na Flórida em 20-24 de Setembro 2016.
Dr. Sizinio Proferiu CURSO -TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL, no XXVII Curso de Especialização no Método Neuroevolutivo Bobath, Coordenado pelo CENEFFI em 04/12/2015.
Dr Sizinio estará em viagem de estudos nos Estados Unidos da América, do dia 12 ao dia 26.10.15, quando irá participar como Membro Correspondente, do 69º Annual Meeting da AACPDM (Academia Americana de Paralisia Cerebral e Doenças do Desenvolvimento Motor) na cidade de Austin, Texas.
Dr Sizinio proferiu "CURSO - TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL" durante o XXVI Curso de Especialização no Método Neuroevolutivo Bobath, no Hospital Moinhos de Vento, dia 21.9.15.
Dr. Sizinio Proferiu CURSO - TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL, no Curso de Especialização no Método Neuroevolutivo Bobath Bebê, Coordenado pelo CENEFFI, em 23/11/2015.
Dr. Sizinio Proferiu PALESTRA – PARALISIA CEREBRAL, na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, durante a Semana Acadêmica “Os novos (velhos) desafios da Medicina” no dia 17/9/2015.
Dr Sizinio proferiu Palestra sobre "TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL", na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, no dia 19.9.15.
Dr Sizinio irá participar do 69o ANNUAL MEETING da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Doenças do Desenvolvimento Motor (AACPDM), de 21/10/15 24/10/15 em AUSTIN, Texas.
Dr. Sizinio irá proferir palestra sobre TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL no VII WORKSHOP DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA em Manaus, AM, dia 09/5/15.
Dr. Sizinio irá proferir palestra sobre TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL na UNINORTE em Manaus, AM, dia 08/5/15.
Dr. Sizinio proferiu CURSO DE TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL no Curso de Pós-graduação no Protocolo PediaSuit, patrocinado pelo Ceneffi, em 24/4/15.
Dr Sizinio proferiu CURSO DE TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL no Curso de Pós-graduação no Método Bobath Bebê, patrocinado pelo Ceneffi, em 24/3/15.
Dr. Sizinio proferiu "Curso de Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral no Curso de Pós-graduação do Protocolo PediaSuit" promovido pelo CENEFFI, dia 18/01/15.
Dr. Sizinio proferiu Seminário de Ortopedia Pediátrica no Centro Lydia Coriat.
Dr. Sizinio irá proferir "CURSO DE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA" na Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce do Centro Lydia Coriat no dia 18 de Julho de 2014.
Dr. Sizinio irá proferir "CURSO DE TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL" durante o XXIIIº Curso de Especialização no Método Neuro-evolutivo Bobath, promovido pelo CENEFFI, a ser realizado em Porto Alegre, RS, no dia 24 de Maio de 2014.
Dr. Sizinio proferiu "PALESTRA: PROBLEMAS COMUNS EM ORTOPEDIA PEDIÁTRICA, quando encaminhar", durante o VIIº Congresso de Atualização em Pediatria e Vº Simpósio Sul-Americano de Pediatria realizado no Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre, durante os dias 15 a 17 de Maio de 2014.
Dr. Sizinio proferiu "CURSO DE NEURO-ORTOPEDIA PEDIÁTRICA" durante o " IIIº Curso de Especialização no Método PEDIASUIT de tratamento Fisioterapêutico Infantil, realizado no CENEFFI em Porto Alegre, dia 15 de Maio de 2014.
Dr. Sizinio proferiu "CURSO DE TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL" durante o XXIIº Curso de Especialização no Método Neuro-evolutivo Bobath realizado em Porto Alegre,RS, no dia 05 de Abril de 2014, quando atendeu pacientes com problemas neuro-ortopédicos.
Dr. Sizinio proferiu "CURSO DE TRATAMENTO ORTOPÉDICO DA PARALISIA CEREBRAL" durante o IIIº Curso de Especialização no Método Neuro-evolutivo Bobath, em Chapecó, SC, dias 29 e 30 de Março de 2014, quando também atendeu pacientes com problemas neuro-ortopédicos.
Dr. Sizinio proferiu "Curso de Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral" no Curso de Pós-Graduação em Neuroreabilitação pelo método Bobath, patrocinado pela CEASC, no dia 28 de Setembro de 2013, em Chapecó, SC.

SPRS: pioneirismo no treinamento em Ortopedia

Equipamento utilizado há 30 anos em curso da SPRS é adotado no treinamento e exame para o título de especialista da Sociedade Brasileira de Ortopedia.

O instrutor do Curso "Ortopedia para Pediatras", Dr. Sizinio Hebert, envia mensagem celebrando o pioneirismo da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul no treinamento dos pediatras na área de Ortopedia.

Há 30 anos, os pediatras gaúchos vêm treinando as manobras para luxação congênita do quadril com a utilização de manequim modelo, prática que somente agora passou a ser adotada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia no treinamento e exame para o Título de Especialista.

Veja a mensagem enviada pelo Dr. Sizinio Hebert:

Caros amigos,

Depois de 30 anos realizando os cursos "Ortopedia para Pediatras", na sede antiga e depois na atual, da SPRS, utilizando o manequim modelo para treinamento dos Pediatras com as manobras de Barlow e Ortolani para Luxação Congênita do Quadril, a Sociedade Brasileira de Ortopedia introduz no treinamento e exame para o Título de Especialista o manequim como um grande avanço e novidade.

Não poderia deixar passar essa oportunidade e saudar a todas as Direçōes da nossa SPRS pelo pioneirismo e utilidade do nosso curso.

Obrigado a todos pela aceitação daquela proposta.

Grande abraço,

Sizinio Hebert

XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA


A Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica – SBOP convidou dr. Sizinio a participar da Programação Científica do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA, que foi realizado de 13 a 15 de março de 2014, no Centro de Convenções do Hotel Tambaú, em João Pessoa/PB.
bruna prates

E-mail recebido em fevereiro de 2014

Assunto: Obrigada Dr Sizinio! Bruna Prates / Rosário do Sul

Hoje depois da minha consulta com o senhor Dr Sizinio fiquei pensando no quanto você é, foi e está sendo importante para mim e meus avanços. Quando eu tinha exatamente 1 ano e 7 meses consultei com você pela primeira vez. Hoje, depois de 14 anos com você sendo meu médico, quero agradecer por cada consulta, cada cirurgia, cada "puxão de orelha"... Sei que tudo é para meu bem e para que eu possa melhorar e me aprimorar a cada dia. Sua "Tagarela" lhe agradece por tudo Dr Sizinio!! E que nossa parceria possa durar pelo menos mais 14 anos!!

Com Carinho da tua "Paciente Tagarela"

Bruna Prates

1º Simpósio - Neuro-ortopedia & Reabilitação Pediátrica
Dr. Sizinio supervisionou a tradução e a edição brasileira do livro - Princípios e Técnicas em Centro Cirúrgico, que será publicado pela Ed. Artmed em 13.02.03.


Dr. Sizinio supervisionou a tradução e a edição brasileira do livro - Princípios e Técnicas em Centro Cirúrgico, que será publicado pela Ed. Artmed em 13.02.03.
Dr. Sizinio foi convidado e irá proferir curso sobre "Afecções Traumato-Ortopédicas no Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia da UNESC- Universidade Estadual de Santa Catarina", conforme o programa sugerido pela Profa. Maria Isabel C. Shilling, Supervisora dos Cursos de Pós-Graduação/Especialização nas Áreas de Educação e Saúde daquela Instituição.
Dr. Sizinio participou do CURSO INTERNACIONAL PÉ INFANTIL e DO ADOLESCENTE, dias 17 e 18 de Março de 2012, que teve como palestrantes os Prof. Alvin Crawford (U.S.A), Mikhail Samchukov (U.S.A), Scott Mubarak (U.S.A) e Vincent Mosca (U.S.A), tendo sido, além de participante, Coordenador das palestras do Dr. Vincent Mosca.
O Curso foi um sucesso pela organização, qualidade das palestras e experiência dos convidados, reconhecidos em todo o mundo como os maiores especialistas nas Patologias dos Pés das Crianças e Adolescentes.
Foram discutidos, como Temas Oficiais, as Afecções Congênitas, Neuromusculares, o Trauma e as Lesões Esportivas.
Prof.Dr. Sizinio Kanan Hebert recebeu dos Residentes e Ex Residentes do Serviço de Ortopedia e Traumatologia da PUCRS (SOT PUCRS) placa de homenagem pelo Trabalho e Dedicação no Estudo e Ensino da Ortopedia e Traumatologia, durante a Jornada de Ortopedia e Traumatologia comemorativa dos 30 anos do SOT PUCRS.
Dr. Sizinio irá participar do Curso Método Evolutivo Bobath na cidade de Pato Branco, Estado do Paraná, em 07/3/2013, conforme convite abaixo, proferindo o "Curso de Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral"

Dr. Sizinio foi convidado e irá, mais uma vez, proferir Curso no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Estadual de Santa Catarina, UNESC, conforme convite abaixo:

"Boa tarde, Prof. Sizínio:

Tudo bem? Conforme conversarmos na semana passada, encaminho a sugestão de datas para ministrares a disciplina Afecções Traumato-Ortopédicas da Cabeça, Coluna e Membros, com carga horária de 30h/a:

Dias: 19,20 abril e 03,04 maio/12

Ementário: Afecções Traumato-Ortopédicas da Cabeça, Coluna e Membros - Anatomofisiopatologia das alterações ortopédicas, traumatológicas e esportivas da criança, do adulto e do idoso. Fisiopatologia dos transtornos osteomusculares ortopédicos e traumatológicos. Estudo e interpretação dos principais exames complementares necessários para a atuação junto ao paciente ortopédico e no atleta. Abordagem ortopédica clínica, cirúrgica e fisioterapêutica com enfoque na cabeça, colunavertebral e membros.

Aguardo a gentileza do retorno e agradeço.

Ma.Isabel Conti Schilling
Supervisora dos Cursos de Pós-graduação/Especialização nas áreas da Educação e Saúde
Mestre em Educação"

Dr. Sizinio proferiu Curso de "Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral" no dia 01/12/12 na cidade de Tubarão/SC no Curso de Especialização do Método Bobath de Reabilitação, para pós-graduados em Reabilitação da Paralisia Cerebral.

Dr Sizinio proferiu Curso de Ortopedia e Neurortopedia Pediátrica, com 6 hs aula, no CURSO de PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU em FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, dia 01/09/12.

Retorno de alunos IEP de 26/9/12

Dr. Sizínio,
Repasso, abaixo, elogio da aluna. Abraço e obrigada.
Att,
Laura Severo da Cunha
Instituto de Educação e Pesquisa

- - - - - - - - - - -
Bom dia,
Avisarei a todos, qto as aulas de ortopedia, foram otimas, principalmente a do prof Sizinio que consegue transmitir o conhecimento como poucos educadores.
Abç Daiane

Dr. Sizinio proferiu Curso de Ortopedia e Neuro-Ortopedia Pediátrica no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, nos dias 31/8 e 01/9/2012.
DR. SIZINIO PROFERIU CURSO DE 6 hs SOBRE: TRATAMENTO ORTOPÉDICO NA PARALISIA CEREBRAL, dentro da programação do XXI CURSO NEUROEVOLUTIVO BOBATH BÁSICO, PATROCINADO PELO CENEFI (Centro de Estudos e Fisioterapia para Funcionalidade e Integração), tendo como Instrutora a Dra. Sônia Manacero.

Dear Colleagues and Friends,

Greetings from India!

We are in the process of organizing the largest ever conference on cerebral palsy and developmental diseases from 6-10 march 2013 in lucknow ,India.

With expected 2000 delegates and with 60 faculties spread all over the globe, this meeting is already billed as the largest meeting to date on the subject in Asia.

With registration costs half of major meetings of this stature and the chance to see a different part of the world, this should interest you all.

This meeting is supported by the American academy of cerebral palsy, the wfnr and a host of national and international scientific bodies, so start preparing abstracts as the abstract submission site is now open, kindly inform your friends and colleagues so that we have a great scientific session.

To know more kindly log on to www.indiancerebralpalsy.com, kindly take a minute to look at the cluster maps to realize where all people are coming from to attend the meeting.

http://www2.clustrmaps.com/counter/maps.php?url=http://www.indiancerebralpalsy.com

Hoping to see u all in lucknow

With warm regards,

Organizing team of ICCPDM 2013

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

Convite de Palestrante no Curso Pré-TEP ®

Prezado Dr. Sizinio,
Gostaria de contar com sua participação no curso Pré-TEP® da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, pois é sabido que os bons resultados dos candidatos devem-se em muito a excelente qualificação e ao ótimo desempenho dos nossos palestrantes durante o curso Pré-TEP ®.

Visto que as aulas anteriores permanecerão na biblioteca de vídeo aulas, gostaríamos da sua valiosa contribuição na seguinte palestra: "Deformidades dos Membros Inferiores". Entretanto, se desejares abordar um outro tema, por favor me envie por email uma nova sugestão.

Pelo nosso cronograma de aulas, tua aula deverá ser publicada no site da SPRS até o dia 15/06. Para que isso possa ocorrer, gostaria que tu marcasse uma data para a gravação da aula até a semana anterior à data de publicação da aula no site.

Como nos anos anteriores, a CNA (Comissão Nacional de Acreditação) exige que, para que os colegas que assistem às aulas recebam a pontuação correspondente, é necessária aprovação em um pós-teste para documentar o aproveitamento e a frequência às aulas. Para isso, te peço que elabores um questionário de 5 perguntas de escolha simples sobre tópicos que tenham sido abordados na tua aula e, preferentemente, nos envie por e-mail ou traga junto no dia de tua gravação.

Desde já agradeço tua valiosa colaboração para o crescimento profissional e valorização do Pediatra e da Pediatria.

Para agendar a gravação da tua aula, por favor entre em contato com Betina, na Sociedade de Pediatria, pelo telefone 3328-6337.

Um forte abraço,
Rita de Cássia Silveira e Carlos Humberto Bianchi e Silva
Coordenadores de Educação Permanente em Pediatria - SPRS

CURSO DE NEURO-ORTOPEDIA PEDIÁTRICA

Dr. Sizinio Hebert

Dias 07 e 08/07/2012

PARALISIA CEREBRAL - MIELOMENINGOCELE - ARTROGRIPOSE

Informações com Dra Francine:

francine.pediatria@gmail.com

"Dr. Sizinio Hebert irá participar do Curso Internacional do Pé Infantil e do Adolescente como coordenador do módulo, juntamente com o professor Vincent Mosca, MD (U.S.A), que abordará o tema Magement of the Painful Adolescent Flatfoot".

CURSO DE FORMAÇÃO EM TÓPICOS NEURO-ORTOPÉDICOS PEDIÁTRICOS

CEASC

Chapecó, 19 de novembro de 2011.

Dr Sizinio Kanan Hebert

É com imenso prazer que novamente o convidamos para ministrar aulas de Ortopedia no III Curso Básico de Tratamento Neuroevolutivo Bobath – Chapecó-SC. Sua aula de Ortopedia será ministrada no dia 24 de março de 2012, no horário das 12:00 as 18:00 horas no seguinte endereço:

CENTRO DE CULTURA E EVENTOS PLÍNIO ARLINDO DE NÊS
Rua Assis Brasil, 20 D Centro
Fone: (49) 3319-1000

Aguardamos sua confirmação e aproveitamos a oportunidade para pedir-lhe a relação dos materiais necessários, por e-mail.

Atenciosamente,
Ilvâni Moura e Gisela Venturin

Dr. Sizinio foi convidado e irá proferir o Módulo de Ortopedia, como Docente do Curso de Especialização em Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina, que terá inicio no próximo ano e irá estender-se até 2013.
Dr. Sizinio proferiu Curso de Ortopedia na Paralisia Cerebral no XXº Curso Neuroevolutivo Bobath organizado pela Dra. Sônia Manacero.

Dr. Sizinio participou nos Estados Unidos do 65º Congresso da American Academy for Cerebral Palsy and Developmental Medicine, da qual faz parte como membro associado, quando estiveram inscritos 810 participantes do mundo todo.

Foram discutidos, em alto nível científico, os mais atuais detalhes de diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas neuro-ortopédicos das crianças e adolescentes. Os avanços foram muito grandes e o aproveitamento excelente.

O 66º Anual Meeting já está marcado para 12-15 de Set. de 2012 em Toronto, Canadá.

Email enviado pelo Dr. Osvandré Lech, Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Uma justa homenagem aos meus ídolos Pardini e Sizínio. Esta nota será publicada no Informativo Eletrônico que circulará nesta sexta. Feliz Dia do Ortopedista.

Lançamento da "Biblioteca do Autor Nacional" Visando preservar a rica história de publicações pelos autores nacionais, a Gestão 2011 comemora o dia do ortopedista de forma histórico-institucional... leia mais

O aprendizado da ortopedia e traumatologia no Brasil até os anos 70 era feito quase que exclusivamente pela importação de livros e periódicos, já que a produção nacional era mínima. Não havia tradição de escrever livros-texto e a RBO estava retornando depois de um longo período sem publicar por falta de patrocínios.

No início dos anos 80, por exemplo, os residentes comentavam que "para passar no TEOT é bom ler o Campbell, mas precisa decorar o Del Sel (livreto de ortopedia escrito pelo argentino José Manuel Del Sel, pai do atual dirigente da AAOT Hernan Del Sel)".

Felizmente, os tempos mudaram. Para melhor. Nos últimos 30 anos a ortopedia brasileira passou a produzir muitos livros-texto, material educacional de forma eletrônica, a RBO se estabeleceu como um excelente veículo de informação do ortopedista. Outras revistas como a Acta, a Coluna, para mencionar apenas duas, aumentaram ainda mais a quantidade de informação disponível aos profissionais. O "Sizínio" ou o "Pardini", dentre outros, passaram a ser sinônimos de livros nacionais de excelente qualidade.

"Chegou a hora de reunir TODA a produção ortopédica brasileira num único lugar", informa o presidente Osvandre Lech. Para tanto, a SBOT estabelece a "BIBLIOTECA DO AUTOR NACIONAL". A coletânea, que ficará ao encargo da recém-criada Comissão da História da Ortopedia, pretende preservar a memória dos autores nacionais. " As obras podem ser fora da área da ortopedia também, pois existe material de excelente qualidade nas áreas de história, poesia, esporte", informa Lech.

As doações já podem ser enviadas para a sede da SBOT. Em breve serão catalogadas e colocadas à disposição de todos.

O Dr. Sizinio irá proferir o Curso de Ortopedia para Pediatras no pré-congresso.

O Dr. Sizinio irá proferir o Curso de Ortopedia para Pediatras no pré-congresso.

Ao Dr. SIZINIO KANAN HERBERT (RS) Prezado(a) Colega,

A Comissão Científica do 43º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia deseja que integre a lista de convidados nacionais para participar da programação científica deste evento, a realizar-se no período de 12 a 15 de novembro de 2011, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Confirme seu interesse, respondendo a esta mensagem. Sua confirmação é importante para que futuramente receba a carta-convite oficial com todos os dados pertinentes à sua participação.

Esperamos que o 43º CBOT seja agraciado com sua presença.

Atenciosamente,

A Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e a Comissão Organizadora do Troia 2011 têm a honra de convidá-lo a participar da programação científica do evento que irá acontecer dia 5 e 6 de agosto em Santos.

Sua participação no evento é de suma importância para nós e contribuirá para a grandiosidade do mesmo.

Segue em anexo sua participação. Solicitamos que confirme a mesma respondendo a esse convite.

Contamos com você !!!

Prof. Dr. Rui Maciel Godoy
Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

Dr. Fabio Peluzo Abreu
Presidente do VII Troia

Comissão Organizadora
Dr. Celso Cruz
Dr. Alexandre Zuccon
Dr. Mauro Morais
Dr. Francisco Violante Jr.
Dr. Rafael Yoshida
Dr. Marcus Vinicius Moreira
Dr. Paulo Kanaji

Mensagem recebida através do site:

Nome: Melissa M. Ghisleni
Assunto: Cursos e palestras

Como fisioterapeuta neurofuncional, considero os cursos e palestras divulgados neste site muito interessantes, e foi por aqui que soube a respeito do curso de Terapia Aquática Baseada em Evidências realizado na AACD de São Paulo, e transmitido a Porto Alegre em tempo real, do qual participei.

Achei muito boa a iniciativa, uma vez que viabiliza o aproveitamento de profissionais do sul sem gerar o alto custo de viagem e hospedagem. Por isso, gostaria de manifestar meu interesse em outros cursos rápidos que acontecessem da mesma forma (transmissão a POA), como o de Atualização em Defeitos de Fechamento do Tubo Neural, que infelizmente ocorrerão apenas em São Paulo. São fundamentais para nosso crescimento profissional e acredito que muitos outros profissionais da nossa região estariam interessados. Obrigada pela atenção!

Dr. Sizinio é ministrante do CURSO DE PARALISIA CEREBRAL (6h) do CURSO BÁSICO DE TREINAMENTO NEUROEVOLUTIVO - CONCEITO BOBATH, realizado anualmelte no CENEFI, curso patrocinado pela ABRADINEME (Assoc. Brasileira de Fisioterapia em Neurologia para o Desenvolvimento e divulgação dos Conceitos Neurofuncionais) sob a coordenação da Dra. Sônia Aparecida Manacero, Presidente da da ABRADINAME e Coordenadora Instrutora Sênior.
Dr. Sizinio Ministrou o 22º CURSO DE ORTOPEDIA PARA PEDIATRAS (4 hs), no Pré-Congresso do III CONGRESSO DE ATUALIZAÇÃO EM PEDIATRIA e I SIMPÓSIO SUL AMERICANO de PEDIATRIA, realizado em Porto Alegre, RS, de 1 a 3 de julho de 2010.

Dr. Sizinio participou ativamente do IX CONGRESSO BRASILEIRO e V CONGRESSO LATINO AMERICANO de ORTOPEDIA PEDIÁTRICA, de 16 a 20 de junho de 2010, Campos do Jordão, SP.

O Curso Pré-congresso foi organizado pelo POSNA (Pediatric Ortopedic Society of North America) e EPOS (European Pediatric Ortopedic Society), Dele participaram, assim como no congresso, colegas como: Luciano de Souza Dias (USA), André Kaelin (Suiça), R. Baxter Willis (Canadá), J. Eric Gordon (USA), John P. Dormans (USA), Mathew B. Dobbs (USA), Normam Ramirez (Porto Rico), Perry L. Schenecker (USA), B. Stepfens Richards (USA).

Os Temas Oficiais foram: Coluna, Correção de deformidades, Doenças Neuromusculares (Neuro-Ortopedia Pediátrica), Pé, Quadril, Trauma Esportivo, Trauma Pediátrico.

O encontro foi de alto nivel científico e de grande proveito pela troca de conhecimentos e experiência entre os participante brasileiros e estrangeiros.

PARALISIA CEREBRAL; MIELOMENINGOCELE; ARTROGRIPOSE

Dr. Sizinio participou como convidado da Jornada de Atualização em Ortopedia Pediátrica proferindo palestras sobre:

PARALISIA CEREBRAL; MIELOMENINGOCELE; ARTROGRIPOSE.

O evento contou com uma platéia de mais 100 participantes, entre Ortopedistas, Pediatras e Residentes de Ortopedia do Distrito Federal e outros estados.

PARALISIA CEREBRAL; MIELOMENINGOCELE; ARTROGRIPOSE

Querido Sizínio!

Não tenho palavras para agradecer a tua particípação em nossa Jornada! A expectativa com a tua presença já era enorme entre nossos alunos. O impacto dela, então, nem se fala! Ficaram todos encantados com tua fala, tua simplicidade, teu carisma. Só ouvimos elogios.

Sei da honra de termos tua presença em um evento e só posso mesmo é agradecer mais uma vez em nome do Curso de Fisioterapia do IPA e em meu nome. Envio em anexo algumas fotos tuas no evento, como recordação.

Com muita admiração,

Simone Nique
Fisioterapeuta
Mestre em Pediatria - UFRGS
Especialista em Fisioterapia Neurofuncional
Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath

Prezado Prof. Dr. Sizínio Hebert,

A SBOT-DF vem promovendo nos últimos anos, jornadas de atualização em diversas áreas da ortopedia com o intuito de oferecer a nossos associados a oportunidade de reciclagem e aprimoramento de seus conhecimentos.

Estaremos realizando em Brasília, nos dias 28 e 29 de maio de 2010,a Jornada de Atualização em Ortopedia Pediátrica, promovida pela nossa entidade. Gostaríamos de convidá-lo para abrilhantar nosso evento, como um dos maiores expoentes do país em sua subespecialidade.

Antecipadamente agradecemos a atenção e contamos com vossa presença.

Ériko G. Filgueira
Presidente SBOT/DF

Caio Fernando Vicente da Silva
Comitê de Ortopedia Pediátrica

III CONGRESSO GÁUCHO DE ATUALIZAÇÃO EM PEDIATRIA

III CONGRESSO GÁUCHO DE ATUALIZAÇÃO EM PEDIATRIA

Simpósio Sul Americano de Pediatria
Centro de Eventos da PUCRS
1 a 3 de julho de 2010
ATENÇÃO!

DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS 03/05/2010

Convidada Internacional:
Dra. Margarita D. Ramonet, presidente da Sociedade Argentina de Pediatria

Acesse o site: http://www.ccmeventos.com.br/pediatria2010/

artmed

Caros autores e autoras da Artmed e da Bookman,

É com grande satisfação e orgulho que comunicamos que o Grupo Editorial Artmed foi escolhido para assumir a operação da McGraw-Hill Education para a publicação, divulgação e comercialização de suas publicações em língua portuguesa.

O processo de seleção teve a participação das principais empresas brasileiras dedicadas às publicações no campo de CTP (Científico, Técnico e Profissional), e a escolha da Artmed deveu-se à qualidade de nossa produção editorial e ao nosso eficaz e abrangente sistema de divulgação, distribuição e comercialização.

A McGraw-Hill Education é uma divisão da The McGraw-Hill Companies, sendo um fornecedor mundial de serviços de informação para mercados financeiros, educativos e de negócios.

Fundada em 1909, tem sede em Nova Iorque (EUA) e está hoje entre os três maiores grupos editoriais mundiais. O selo McGraw-Hill acompanha os títulos de grandes nomes mundiais em todas as áreas do conhecimento, como Harrison, em Medicina, Goodman, em Farmacologia, Harper, em Bioquímica, Bernanke, em Economia, Brealey & Myers, em Finanças, Shigley, em Engenharia, Forouzan, em Ciência da Computação, Papalia, em Psicologia, para citar apenas alguns.

Assim, termos sido escolhidos por essa importante empresa para representá-la justifica e premia todo o esforço e a evolução vivenciados no caminho para a profissionalização e boa governança trilhado por nossa empresa, que nos propiciou estar aptos a essa conquista.

Para corresponder a esse desafio, constituímos uma nova empresa, chamada AMGH, para assumir o trabalho referente aos livros da McGraw-Hill, contando com uma equipe própria, da qual fazem parte alguns dos colaboradores da operação anterior da McGraw-Hill, que continuarão emprestando seu talento às novas publicações em língua portuguesa.

Inquestionavelmente, essa aquisição reposiciona positivamente a Artmed no mercado editorial brasileiro, criando a possibilidade de novos investimentos em marketing, divulgação e comercialização, contribuindo para a manutenção e qualificação dos relacionamentos com todos os nossos parceiros, e nos deixando ainda mais próximos de nossa VISÃO: ser essencial no processo de formação e atualização dos públicos de todas as áreas em que atua, e reconhecida como a melhor plataforma de publicações para instituições, empresas e autores nacionais e internacionais.

Gostaríamos de agradecer aos nossos autores e autoras, que confiaram em nosso trabalho e competência e contribuíram para a boa fama da Artmed no mercado editorial. Esta parceria com a McGraw-Hill possibilitará aos Srs./às Sras. estar ao lado dos grandes nomes mundiais em sua área de atuação, abrindo definitivamente as portas do mercado editorial mundial para o conhecimento nacional de ponta.

Por fim, convidamo-os a assistir a um breve vídeo, que resume a nossa emoção e o significado dessa parceira.

Despedimo-nos, esperando continuar contando com seu prestígio, apoio e amizade.

Grande abraço,

Clique aqui para assistir o video!

Clique aqui para assistir o video!

Segundo Congresso Ítalo-Brasileiro Ortopedia e Traumatologia - Rio de Janeiro - 25 à 27 de Março de 2010 - Hotel Sheraton

Clique aqui e saiba mais sobre este congresso!

67º CONGRESSO DA ACADEMIA AMERICANA DE PARALISIA CEREBRAL

Dr. Sizinio participou do 67º Congresso da AACPDM realizado esse ano em Milwaukee, USA, trazendo uma série de novos conceitos e avanços no tratamento de crianças e adolescentes portadoras de Paralisia Cerebral e Neuro-Ortopedia em geral.

Resumos de alguns trabalhos apresentados pelos mais experientes profissionais de todo o mundo:

1 - Tratamentos complementares ou alternativos não influenciam a evolução da Luxação do Quadril em crianças com PC. O uso de órteses, fisioterapia, Botox, e outras técnicas não impedem a progressão do deslocamento do quadril. As tentativas não cirúrgicas de aliviar a espasticidade dos adutores, não são suficientes para evitar a luxação do quadril. A maioria requer tratamento cirúrgico. As crianças precisam estar sob vigilância clinica e radiológica do ortopedista, e tratar cirurgicamente e com precocidade, assim que clinicamente a abdução dos quadris estiver limitada. Isso promove uma melhor mobilidade articular, um melhor posicionamento da criança como um todo, e minimiza a deformidade em valgo do colo do fêmur, que junto com o desequilíbrio muscular leva à sub-luxação e luxação.

2 - Em crianças com GMFCS IV e V, a falha das cirurgias de quadril ocorre em torno de 25%. A osteotomia proximal do fêmur para a luxação do quadril em crianças com PC grupo IV GMFCS tendem a ter melhores resultados que as crianças do grupo V. Isto é importante no sentido de prevenir os pais quanto a necessidade de um diagnóstico e tratamento cada vez mais precoces, feitos por Neuro-Ortopedista experiente, assim como esclarecer que os resultados cirúrgicos nos grupos mais comprometidos nem sempre são tão bons como nos grupos I,II e III.

3 - O tratamento cirúrgico da Displasia do Quadril (Luxação) na criança com PC em idade precoce promove uma maior remodelação do acetábulo, evitando assim a necessidade de osteotomia também ao nível do ilíaco.

4 - A Toxina Botulínica (Botox) é usada no tratamento da espasticidade em crianças com PC, porem pouco se sabe a respeito de sua ação sobre o músculo. Estudos recentes revelam uma relação altamente significativa entre o volume do musculo antes da aplicação do Botox, e a atrofia que ocorre após as aplicações. Os músculos mais volumosos, como dos membros inferiores, perderam cerca de 50% do seu volume em 4 meses, enquanto que os músculos menores foram em grande parte afetados. Esses estudos tem implicações para a nossa compreensão do mecanismo do Botox sobre a musculatura das crianças com PC.

5 - Estudos histopatológicos confirmam a atrofia muscular e os achados mostram que essa atrofia é maior no caso de aplicações repetitivas do Botox nos mesmos músculos.

6 - A eficácia do uso do Botox na PC é controverso. Isto porque existe um conflito financeiro de interesses no que diz respeito aos resultados, sempre positivos, quando os autores são financiados pelo laboratório. A maioria dos estudos sobre os efeitos positivos do Botox na PC são financiados pela indústria. Isto revela que a qualidade das conclusões está significativamente ligada ao financiamento dos autores.

Saúde

Olá amigos, convido vocês para visitarem o nosso blog da Contato Equoterapia basta acessar o link:

www.contatoequo.blogspot.com

Façam uma visitinha e fiquem a vontade para deixar comentários!

Um abraço, Thayana

--
Thayana Dellagustin
www.fisiocomsaude.com.br
www.contatoequoterapia.com

Convite para o aniversário de 30 anos do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Lucas da PUC/RS.

Convite para o aniversário de 30 anos do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Lucas da PUC/RS.

Ministrará cursos de Ortopedia, Traumatologia e Neuro-Ortopedia Pediátrica no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde / 2010, no Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento

Ministrará cursos de Ortopedia, Traumatologia e Neuro-Ortopedia Pediátrica no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde / 2010, no Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento.

22º CURSO DE ORTOPEDIA PARA PEDIATRAS: Queixas comuns na prática diária.

Vem ai o 3° Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria.
Com o Curso Pré-Congresso: 22º CURSO DE ORTOPEDIA PARA PEDIATRAS: Queixas comuns na prática diária.

Sizinio
Tentei em vão falar contigo ao longo do dia... Gostaria de te convidar para seres o Palestrante da AULA INAUGURAL da Residência Médica e do Programa Pós-Residência do IOT. Temos hoje 15 residentes e 10 fellows, além de 17 membros do corpo clínico. Será um prazer recebe-lo no NOVO IOT (www.iotrs.com.br).
A idéia é que a viagem seja aérea (POA-PFB 15h / PFB- POA 8h). Cerca de 04 aulas (ao teu critério) a partir das 19H30min. Jantar às 22h.
Barbada ! Aceitas ? Abraço ao estimado amigo,

Dr. Sizinio Hebert e Dr. Luis Alimena estão, junto com colaboradores, editando um novo livro pela Ed. Artmed sob o título: “Ortopedia: consulta rápida.”, que deverá ser lançado em novembro de 2010.
Participou do Congresso Internacional de Neurocirurgia Pediátrica (2009).
Participou do II Congresso Gaúcho de Pediatria. (2009).
Proferiu curso de Paralisia Cerebral na Kinder (2009).
Proferiu curso sobre Problemas Ortopédicos Comuns para pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria (2009).
Proferiu curso de Paralisia Cerebral no curso de especialização no método Bobath em Porto Alegre/RS, Maceió/AL, Joaçaba/SC. (2009)
Preferiu curso de Ortopedia e Traumatologia no curso de Pós-Graduação de Fisioterapia Ortopedia e Traumatológica da UNESC-SC.
Proferiu curso sobre Aspectos Ortopédicos do Paciente Hemiplégico (2009).

Dr. Sizinio Hebert

Gostaria de convida-lo para participar, como palestrante ,da Jornada de Ortopedia Infantil a ser realizada pela SBOT -DF no dia 28 e 29 de maio de 2010 em Brasilia . Favor escolher 3 temas para serem abordados nas suas paletras . Ficaremos muito lisonjeados com sua presença . Desde ja agradeço e comunico que aceitei o convite para redigir os capitulos do seu novo livro. Favor fornecer o seu telefone para contato.

Contamos com a sua presença

um abraço

Caio

Ministrou curso para os médicos residentes de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Baiana de Ortopedia e Traumatologia, junto com treinamento para o concurso de obtenção do título de especialista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. (2009)

Ministrou disciplinas no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde / 2009, no Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento.

Ministrou disciplinas no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde / 2009, no Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento.

Participou como Consultor, Supervisor e Revisor Técnico da tradução para a edição brasileira do livro Manual de Medicina Musculoesquelética. No original: Manual of Musculoskeletal Medicine Ed. Lippincot Williams & Wilkins.

Participou como Consultor, Supervisor e Revisor Técnico da tradução para a edição brasileira do livro Manual de Medicina Musculoesquelética. No original: "Manual of Musculoskeletal Medicine" Ed. Lippincot Williams & Wilkins.

Já está concluída a tradução e a supervisão do Livro de Staeli, sendo que a Editora Artmed realizou o lançamento da edição em português no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em novembro de 2008, na cidade de São Paulo. TRADUÇÃO DO LIVRO DE STAHELI

TRADUÇÃO DO LIVRO DE STAHELI

Já está concluída a tradução e a supervisão do Livro de Staeli, sendo que a Editora Artmed realizou o lançamento da edição em português no Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado em novembro de 2008, na cidade de São Paulo.

Participou do 63rd Annual Meeting Announcement promovido pela American Academy for Cerebral Palsy and Developmental Medicine, em Scottsdale, Arizona, em setembro de 2009.

Participou do 63rd Annual Meeting Announcement promovido pela American Academy for Cerebral Palsy and Developmental Medicine, em Scottsdale, Arizona, em setembro de 2009.

EXAME PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA

Participou, como vem ocorrendo há vinte anos, da Banca Examinadora para o título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia no mês de janeiro/2008, na cidade de Campinas, SP. Participaram mais de 600 candidatos ao título, sendo que diretorias de outras especialidades médicas compareceram ao evento como visitantes, com o objetivo de conhecer a mecânica do exame preparado pela CET/SBOT, o qual tem sido considerado um dos mais modernos e efetivos concursos para o título de especialista.

Participou do Congresso Internacional de Neurocirurgia Pediátrica (2009).

Como Membro da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Doenças do Desenvolvimento Neuro-Motor recebemos a cada dois meses a revista Developmental Medicine & Child Neurology com as atualizações, pesquisa e trabalhos científicos produzidos pelos maiores serviços de atendimento multidisciplinar na área de neuro-ortopedia. A revista acima traz o resumo do último Congresso da European Academy of Childhood Disability.

Como Membro da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Doenças do Desenvolvimento Neuro-Motor recebemos a cada dois meses a revista "Developmental Medicine & Child Neurology" com as atualizações, pesquisa e trabalhos científicos produzidos pelos maiores serviços de atendimento multidisciplinar na área de neuro-ortopedia. A revista acima traz o resumo do último Congresso da European Academy of Childhood Disability.

Em maio/2009 deverá participar do 2009 Annual Meeting, em Tempe, Arizona.

Em maio/2009 deverá participar do 2009 Annual Meeting, em Tempe, Arizona.

O curso multidisciplinar Ortopedia e Reabilitação Pediátrica foi realizado com grande sucesso; as vagas foram totalmente preenchidas. Os 60 participantes, profissionais de todas as áreas de reabilitação, aprovaram plenamente a idéia da multidisciplinaridade da abordagem do tema. Está previsto um 2° curso nos mesmos moldes com data e tema a ser escolhido. Está previsto, também para o próximo ano, a repetição desse mesmo curso com o mesmo tema Paralisia Cerebral a ser realizado em Santa Catarina com a coordenação da Faculdade de Fisioterapia da UNESC.

O curso multidisciplinar Ortopedia e Reabilitação Pediátrica foi realizado com grande sucesso; as vagas foram totalmente preenchidas.
Os 60 participantes, profissionais de todas as áreas de reabilitação, aprovaram plenamente a idéia da multidisciplinaridade da abordagem do tema. Está previsto um 2° curso nos mesmos moldes com data e tema a ser escolhido.
Está previsto, também para o próximo ano, a repetição desse mesmo curso com o mesmo tema "Paralisia Cerebral" a ser realizado em Santa Catarina com a coordenação da Faculdade de Fisioterapia da UNESC.

Nos dias 6 e 7 de janeiro de 2009 ministrou aulas no XV Curso Neuroevolutivo Bobath-Básico, organizado pela CENEFFI - Centro de Estudos e Fisioterapia para Funcionalidade e Integração Ltda.

Nos dias 6 e 7 de janeiro de 2009 ministrou aulas no XV Curso Neuroevolutivo Bobath-Básico, organizado pela CENEFFI - Centro de Estudos e Fisioterapia para Funcionalidade e Integração Ltda.

Participou como convidado da diretoria da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia para as seções de implantação do Selo de Certificação de Qualidade da SBOT e da sessão Dignidade da Ortopedia com a presença do Prof. Dr. Henrik Malchau da Alemanha no Congresso Internacional de Atualização em Ortopedia e Traumatologia dias 05 e 07 de Julho de 2007 no Hotel Intercontinental no Rio de Janeiro. Paralelamente, participou das reuniões de discussão do plano diretor da SBOT, dentro da Comissão de Implantação do Selo de Certificação de Qualidade.

Participou como convidado da diretoria da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia para as seções de implantação do Selo de Certificação de Qualidade da SBOT e da sessão "Dignidade da Ortopedia" com a presença do Prof. Dr. Henrik Malchau da Alemanha no Congresso Internacional de Atualização em Ortopedia e Traumatologia dias 05 e 07 de Julho de 2007 no Hotel Intercontinental no Rio de Janeiro. Paralelamente, participou das reuniões de discussão do plano diretor da SBOT, dentro da Comissão de Implantação do Selo de Certificação de Qualidade.

Convidado a realizar a tradução do livro Surgical Treatment of Orthopaedic Trauma.

Convidado a realizar a tradução do livro Surgical Treatment of Orthopaedic Trauma.

62º Annual Meeting da AACPDM, de 17 a 20 de setembro de 2008 em Atlanta-USA no qual tem participado freqüentemente como membro da Academia.

62º Annual Meeting da AACPDM, de 17 a 20 de setembro de 2008 em Atlanta-USA no qual tem participado freqüentemente como membro da Academia.

Junto com a Editora Artmed e co-autores fez o lançamento da 4ª Edição do Livro Ortopedia e Traumatologia, Princípios e Prática durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia nos dias 13, 14 e 15/11/08.

Proferiu palestra sobre Fêmur Curto Congênito no Curso de Pós-Graduação, Residência do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santa Casa de Porto Alegre no dia 30/10/08.

Participou da XIV Jornada de Urgências Pediátricas de Caxias do Sul, nos dias 29 e 30/08/08 proferindo palestras sobre Pé Plano na Criança e Dor Ortopédica na Criança e no Adolescente.

Participou da XIV Jornada de Urgências Pediátricas de Caxias do Sul, nos dias 29 e 30/08/08 proferindo palestras sobre Pé Plano na Criança e Dor Ortopédica na Criança e no Adolescente.

Foi convidado e participou da 10ª Jornada de Fisioterapia da UNESC, Santa Catarina, proferindo Curso de Paralisia Cerebral e Doença de Leggs-Perthes-Calvê nos dias 6, 7 e 8/10/08.

Foi convidado e participou da 10ª Jornada de Fisioterapia da UNESC, Santa Catarina, proferindo Curso de Paralisia Cerebral e Doença de Leggs-Perthes-Calvê nos dias 6, 7 e 8/10/08.

Proferiu Palestra sobre Tratamento Ortopédico da Paralisia Cerebral do Curso de Pós-Graduação do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento no dia 22/08/08.
Proferiu Curso de Ortopedia e Neuro-Ortopedia Pediátrica no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, na área de Fisioterapia Pediátrica nos dias 25 e 26/07/08.
Participou da XIV Jornada de Urgências Pediátricas de Caxias do Sul, nos dias 29 e 30/08/08 proferindo palestras sobre Pé Plano na Criança e Dor Ortopédica na Criança e no Adolescente.
Proferiu Conferência sobre Ortopedia Pediátrica no Curso Pré-Ten da Sociedade Brasileira de Pediatria no dia 21/05/08.
Proferiu Conferência sobre Problemas Ortopédicos do Recém-nascido no Curso Pré-Ten da Sociedade Brasileira de Pediatria no dia 08/05/08.
Proferiu Palestra sobre Amputações em Crianças e Adolescentes durante o Congresso de Fisioterapia realizado na Associação Médica do Rio Grande do Sul, dia 11/04/08.
Convidado a participar como palestrante em curso de Ortopedia Pediátrica em Brasília-DF, nos dias 28 e 29 de setembro de 2007.
Proferiu palestra no 3° Pré-Teen da Sociedade Brasileira de Pediatria do RS, por vídeo conferência, sobre problemas ortopédicos do recém-nascido, no dia 10 de maio de 2007.
Proferiu o 21° curso de Ortopedia para Pediatras na Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, nos dias 30 e 31 de março de 2007.
Proferiu a aula inaugural do curso de Preparação para Especialista da Residência de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com o tema "Displasia do Desenvolvimento do Quadril Após a Marcha", em 1° de março de 2007.

MOVING FORWARD IN THE TREATMENT OF PEDIATRIC NEUROLOGICAL DISORDERS

MOVING FORWARD IN THE TREATMENT OF PEDIATRIC NEUROLOGICAL DISORDERS

Curso "Moving Forward in the Treatment of Pediatric Neurological Disordres, em Minneapolis, USA, de 15 a 17 de maio de 2008.

XXI CURSO DE ORTOPEDIA PARA PEDIATRAS 2007

XXI CURSO DE ORTOPEDIA PARA PEDIATRAS 2007

Queixas Comuns na Prática Diária
Dr. Sizínio Kanan Hebert
Curso Pontuado - CNA - PEDIATRIA: 3,5 pontos
Local: Sede da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul
Data: 30 de março de 2007, sexta-feira, das 19h30min às 21h30min e 31 de março, sábado, das 08h30 às 12h.