Livro - Anomalias Congênitas e do Desenvolvimento do Quadril
Foi o revisor científico do capítulo "Anomalias Congênitas e do Desenvolvimento do Quadril".
Editada no volume 2 da 10° edição.
Editor: Tery Canali.
Muitos métodos e técnicas recentes da ortopedia cirúrgica foram desenvolvidos ou refinados durante os últimos 5 a 6 anos; os importantes para os cirurgiões ortopédicos militantes estão incluídos nesta oitava edição.
Todos os capítulos foram revisados e atualizados. Todos foram escritos por membros da Clínica Campbell. Diversos autores, alguns novos nesta edição, adquiriram grande experiência num movimentado centro traumatológico de Nível 1, e esta experiência se reflete nas discussões acerca de fraturas recentes, retardo de consolidação, pseudartrose, microcirurgias, e outros assuntos.
O formato desta edição é essencialmente o mesmo da última edição. As discussões sobre o pé foram expandidas para 11 capítulos, e as sobre a mão, para 18. Um total de 86 capítulos foram agrupados em 18 partes, para uma melhor apresentação. Mais de 2300 ilustrações são novas, ou totalmente redesenhadas.
Continuamos a usar quase que integralmente o método de mensuração dos movimentos articulares defendido pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. A posição neutra é de 0°, ,ao invés de 180°, como nas três primeiras edições (veja esquemas 1 a 4)*. Para o ombro, contudo, o método da Academia parece muito complicado, para a adoção neste texto. Embora a posição neutra seja de 0° como para as outras articulações, a direção dos movimentos em adução, abdução, flexão, e extensão é a mesma empregada nas edições anteriores (veja esquemas 5 e 6).