Dr. Sizinio Kanan Hebert - Ortopedia e Neuro-Ortopedia Pediátrica - Crianças e Adolescentes - Clínica e Cirurgia dos Ossos - Músculos - Articulações - Doutor - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Dicas

Faça o diagnóstico precoce das deformidades e problemas ortopédicos e neuro-ortopédicos na criança, como prevenção das doenças ortopédicas no adulto, possibilitando assim a saúde completa e a melhor qualidade de vida da criança e mais tarde do adulto.

A responsabilidade é nossa. Pais, Pediatras, Neuropediatras, Ortopedistas Pediátricos, Terapêutas Pediátricos e todos aqueles responsáveis pelo desenvolvimento normal da criança e do adolescente.

Toda a família que tiver algum familiar, adulto ou criança, portador de algum problema Ortopédico ou Neuroortopédico, deveria conversar com seu Pediatra, Neuropediatra, Ortopedista Pediátrico ou Geneticista, para aconselhamento quanto a outras gestações, ou descendentes futuros da própria criança portadora.

Toda criança ao nascer é avaliada pelo Pediatra, que encaminha o bebê ao Ortopedista Pediátrico quando necessário.

Hoje em dia, existe a conduta quase universal, do Pediatra encaminhar a criança, entre 1 e 2 anos de idade, para uma avaliação geral ortopédica preventiva, o que tem se mostrado muito conveniente, no sentido de um melhor esclarecimento dos pais quanto ao normal, patológico ou fisiológico no desenvolvimento ortopédico da sua criança. Alem de, o que nos parece o mais importante, Diagnóstico Precoce e Tratamento adequado, no momento adequado.

Pensar sempre: Com essas queixas, que doenças sérias devo excluir? Com os achados de metatarso aduto, torcicolo ou outras deformidades, a displasia do quadril deve ser aventada.

A) Pensar sempre: "Com essas queixas, que doenças sérias devo excluir?" Com os achados de metatarso aduto, torcicolo ou outras deformidades, a displasia do quadril deve ser aventada.

O médico deve estar consciente de que o objetivo é a criança.

B) O médico deve estar consciente de que o objetivo é a criança.

O tratamento desnecessário ou incorreto pode afetar a auto-estima. O tratamento com modificações do calçado ou aparelho imobilizador, assim como a proibição para brincar ou jogar, com freqüência causam vergonha para a criança, podendo dar a ela a impressão de que tem algum defeito ou doença.

C) O tratamento desnecessário ou incorreto pode afetar a auto-estima. O tratamento com modificações do calçado ou aparelho imobilizador, assim como a proibição para brincar ou jogar, com freqüência causam vergonha para a criança, podendo dar a ela a impressão de que tem algum defeito ou doença.

A vontade de fazer alguma coisa é um problema sério na medicina. O tratamento desnecessário é prejudicial para a criança e dispendioso para a família e a sociedade. A mídia e o comércio vendem, a toda hora, tratamentos milagrosos e mesmo desnecessários.

D) A "vontade de fazer alguma coisa" é um problema sério na medicina. O tratamento desnecessário é prejudicial para a criança e dispendioso para a família e a sociedade. A mídia e o comércio vendem, a toda hora, tratamentos milagrosos e mesmo desnecessários.

A maioria dos pais responde positiva e agradecidamente se, após um exame minucioso, conseguimos fazer um diagnóstico preciso e proporcionamos tranqüilidade e segurança para as suas dúvidas e receios, oferecendo o devido acompanhamento. Para isso, pediatras e ortopedistas pediátricos precisam de tempo, troca permanente de conhecimento e trabalho em equipe.

E) A maioria dos pais responde positiva e agradecidamente se, após um exame minucioso, conseguimos fazer um diagnóstico preciso e proporcionamos tranqüilidade e segurança para as suas dúvidas e receios, oferecendo o devido acompanhamento. Para isso, pediatras e ortopedistas pediátricos precisam de tempo, troca permanente de conhecimento e trabalho em equipe.

Os pais precisam ser orientados e estar seguros quanto ao tratamento.

F) Os pais precisam ser orientados e estar seguros quanto ao tratamento.

As restições ao brinquedo e aos jogos devem ser mínimas, permitindo o desenvolvimento da habilidade motora e a socialização.

G) As restições ao brinquedo e aos jogos devem ser mínimas, permitindo o desenvolvimento da habilidade motora e a socialização.

A criança vai ao hospital

Não se preocupe, você voltará o mais breve possível para casa. Não esqueça de levar o brinquedo ou o boneco de que você mais gosta.

A) Não se preocupe, você voltará o mais breve possível para casa. Não esqueça de levar o brinquedo ou o boneco de que você mais gosta.

Quando chegarem ao hospital, seus pais irão preencher alguns papéis. Enquanto isso, você poderá brincar. Em seguida, a secretária vai levá-los ao quarto onde você ficará com suas coisas e seus pais.

B) Quando chegarem ao hospital, seus pais irão preencher alguns papéis. Enquanto isso, você poderá brincar. Em seguida, a secretária vai levá-los ao quarto onde você ficará com suas coisas e seus pais.

Alguns quartos são individuais, você poderá ficar só com seus pais. Outros são compartilhados com outra criança, mas sempre há espaço para brincar, ler e ver televisão.

C) Alguns quartos são individuais, você poderá ficar só com seus pais. Outros são compartilhados com outra criança, mas sempre há espaço para brincar, ler e ver televisão.

Uma enfermeira virá trocar as suas roupas por um avental do hospital, o que facilitará o trabalho dos médicos quando forem examiná-lo.

D) Uma enfermeira virá trocar as suas roupas por um avental do hospital, o que facilitará o trabalho dos médicos quando forem examiná-lo.

No dia da cirurgia, você deverá ficar sem comer nem beber por seis ou oito horas antes, por causa da anestesia. Assim que acordar bem, você irá novamente se alimentar.

E) No dia da cirurgia, você deverá ficar sem comer nem beber por seis ou oito horas antes, por causa da anestesia. Assim que acordar bem, você irá novamente se alimentar.

Os médicos e as enfermeiras trabalham no hospital para que você fique bom logo, e você receberá remédios sempre que precisar ou sentir dor.

F) Os médicos e as enfermeiras trabalham no hospital para que você fique bom logo, e você receberá remédios sempre que precisar ou sentir dor.

Você não deverá ficar sozinho, sempre deverá estar acompanhado de um familiar, não se preocuope. Assim que você estiver melhor, o médico dirá que você pode voltar para casa.

G) Você não deverá ficar sozinho, sempre deverá estar acompanhado de um familiar, não se preocuope. Assim que você estiver melhor, o médico dirá que você pode voltar para casa.

Às vezes você precisará fazes exames, conhecerá algumas máquinas estranhas. Não se preocupe, elas não lhe farão mal.

H) Às vezes você precisará fazes exames, conhecerá algumas máquinas estranhas. Não se preocupe, elas não lhe farão mal.

Você vai trocar a sua cama por uma outra que irá levá-lo à sala de cirurgia. Seus pais irão junto com você.

I) Você vai trocar a sua cama por uma outra que irá levá-lo à sala de cirurgia. Seus pais irão junto com você.

Na sala de pré-anestesia, você será novamente examinado pelo anestesista, e algum familiar vai estar com você.

J) Na sala de pré-anestesia, você será novamente examinado pelo anestesista, e algum familiar vai estar com você.

Quando você for para a sala de cirurgia, seu pai ou a sua mãe irão junto. Seu médico vai estar esperando por vocês. Você vai respirar um pouco com uma máscara que o anestesista vai lhe mostrar e em seguida vai estar dormindo. Não sentirá nada enquanto seu médico fizer a cirurgia.

K) Quando você for para a sala de cirurgia, seu pai ou a sua mãe irão junto. Seu médico vai estar esperando por vocês. Você vai respirar um pouco com uma máscara que o anestesista vai lhe mostrar e em seguida vai estar dormindo. Não sentirá nada enquanto seu médico fizer a cirurgia.

Seus parentes vão estar esperando na sala ao lado até que você acorde da anestesia. Assim que estiver acordado, sua mãe ou seu pai estarão a seu lado na sala de recuperação.

L) Seus parentes vão estar esperando na sala ao lado até que você acorde da anestesia. Assim que estiver acordado, sua mãe ou seu pai estarão a seu lado na sala de recuperação.

Na sala de recuperação, você receberá toda a medicação necessária, e será cuidado por enfermeiros especializados. Você será medicado para não sentir dor.

M) Na sala de recuperação, você receberá toda a medicação necessária, e será cuidado por enfermeiros especializados. Você será medicado para não sentir dor.

Quando acordar, vai notar que no braço ou na perna estará conectado um tubinho, ligado a um frasco de soro. Não se preocupe, fique calmo. Através dele você irá receber medicação sem ter que tomar remédio ou fazer injeção. Você poderá sentir um gosto ruim na boca, um pouco de enjôo, mas isso tudo passa logo. Seu pai ou sua mãe estará ao seu lado.

N) Quando acordar, vai notar que no braço ou na perna estará conectado um tubinho, ligado a um frasco de soro. Não se preocupe, fique calmo. Através dele você irá receber medicação sem ter que tomar remédio ou fazer injeção. Você poderá sentir um gosto ruim na boca, um pouco de enjôo, mas isso tudo passa logo. Seu pai ou sua mãe estará ao seu lado.

Quando estiver no quarto, com suia mãe ou seu pai, irá perceber que sua perna ou seu braço estará com gesso ou enfaixado. Poderá sentir um pouco de dor ou desconforto. A enfermeira logo lhe dará um remédio para melhorar.

O) Quando estiver no quarto, com suia mãe ou seu pai, irá perceber que sua perna ou seu braço estará com gesso ou enfaixado. Poderá sentir um pouco de dor ou desconforto. A enfermeira logo lhe dará um remédio para melhorar.

Assim que puder, alimente-se normalmente. Se não sentir muita dor, o tubinho do soro poderá ser retirado. A dor melhorará a cada dia. Beba bastante líquido.

P) Assim que puder, alimente-se normalmente. Se não sentir muita dor, o tubinho do soro poderá ser retirado. A dor melhorará a cada dia. Beba bastante líquido.

Seus pais e os médicos precisam que você se ajude, tenha paciência para ficar na cama. O gesso precisa ser cuidado para não quebrar.

Q) Seus pais e os médicos precisam que você se ajude, tenha paciência para ficar na cama. O gesso precisa ser cuidado para não quebrar.

O mais cedo possível você estará voltando para casa.

R) O mais cedo possível você estará voltando para casa.

Agora que você está em casa, não fique na cama se não precisar. Se estiver com febre, ou dor que não passa, bem como as mãos e/ou os pés frios, peça aos seus pais que telefone ao médico.

S) Agora que você está em casa, não fique na cama se não precisar. Se estiver com febre, ou dor que não passa, bem como as mãos e/ou os pés frios, peça aos seus pais que telefone ao médico.

Depois de algum tempo, você poderá andar, mas antes peça orientação ao médico e faça apenas aquilo que ele recomendar. Tenha cuidado com o local do curativo e com o gesso.

T) Depois de algum tempo, você poderá andar, mas antes peça orientação ao médico e faça apenas aquilo que ele recomendar. Tenha cuidado com o local do curativo e com o gesso.

Assim que puder, o médico vai tirar o gesso. Se você nunca retirou antes, não se preocupe com a máquina nem com o barulho que ela faz. Ela não corta, apenas quebra o gesso, e não lhe fará nenhum mal.

U) Assim que puder, o médico vai tirar o gesso. Se você nunca retirou antes, não se preocupe com a máquina nem com o barulho que ela faz. Ela não corta, apenas quebra o gesso, e não lhe fará nenhum mal.

Você vai perceber que sua perna ou braço estará mais fino, devido ao tempo que não foi usado, e os pêlos estarão crescidos. Isso tudo é normal e logo irá normalizar.

V) Você vai perceber que sua perna ou braço estará mais fino, devido ao tempo que não foi usado, e os pêlos estarão crescidos. Isso tudo é normal e logo irá normalizar.

Quando você retirar o gesso, sentirá insegurança pela falta de proteção que ele dava, mas logo irá recuperar a sensibilidade e a mobilidade anterior.

W) Quando você retirar o gesso, sentirá insegurança pela falta de proteção que ele dava, mas logo irá recuperar a sensibilidade e a mobilidade anterior.

Mesmo em fase de recuperação, você precisa tomar alguns cuidados. Só retorne às atividades habituais com a orientação do médico. Por algum tempó, você precisará de reabilitação.

X) Mesmo em fase de recuperação, você precisa tomar alguns cuidados. Só retorne às atividades habituais com a orientação do médico. Por algum tempó, você precisará de reabilitação.